sexta-feira, 8 de março de 2013

Grupo de apoio e síndrome de Tourette

  A importância do grupo de apoio para portadores e pais :
                um balsâmo em nossas vidas!


A primeira coisa que queremos depois que recebemos um diagnóstico é alguém que nos escute, que retire nossas duvidas, ou apenas compartilhe de nossas angústias.

 Portadores ou familiares, queremos uma direção , uma seta luminosa apontando o caminho correto a seguir.

Muitas vezes estamos nos sentindo culpados pelo problema ter chegado até nós, e nos perguntando o motivo de termos sidos os escolhidos.

Outras vezes estamos nos sentindo os únicos no mundo por não conhecermos ninguém que seja portador também. (lembro de um diálogo entre meu filho e outra criança , oi , vc sabia que eu também tenho sindrome de tourette, e  era só disso que eles precisavam, saber que existiam outros como eles)

Muitos, estão sem esperança , outros com sede de ajudar , de partilhar.

A troca de depoimentos é fundamental, saber que existem situações parecidas e que o resultado pode ter sido positivo, alimenta o ânimo.

 Trocar experiência:  descobrir  a amizade, a mão amiga te carregando.

Em várias situações , um grupo é o único refúgio : local de desabafo, local de partilhar os verdadeiros sentimentos e dificuldades da síndrome.

Segundo o livro Tiques, Cacoetes , Sindrome de Tourette, a troca de experiências entre os participantes e a percepção de que não estão sós em suas adversidades são os pontos fortes do grupo  de apoio.

" A tristeza tem um sentido de acomodação da dor" E amigos são essenciais nesse momento para nos ajudar a entender. Se somos "novatos" na síndrome nos sentimos acolhidos e  se já nos pertence , ajuda a  nos fortalecer.

Numa oração , Padre Marcelo Rossi, diz " Eu quero a água viva que me mostra o mar de possibilidades que eu tenho na vida"

E é isso que um grupo  faz , nos dá um leque de opções , desde aceitar, passando por lutar , nos dá apoio e principalmente nos une .

E Unidos somos fortes e fortes teremos direitos e com direitos alcançaremos o mundo!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário