domingo, 6 de janeiro de 2013

“Você não é o Toc” por Rafaela Bussade

 

Conheci o blog de Rafaela Bussade, criado com o intuito de conscientizar possiveis portadores de Toc ,vejam esse depoimento:

Você não é o TOC!

“Muitas vezes, nós, portadores do Toc, temos, como qualquer outra pessoa dita “normal”, crises de tristeza, de baixa auto-estima, ou até mesmo crises de risos e de alta estima. O que nos diferencia dessas pessoas é que pensamos ser nossa patologia a causadora desses atributos da vida.

Nos esquecemos de que vivemos em um mundo “bipolar”, que passa por fases o tempo inteiro. Iremos observar, ao longo de nossas existências, que a tristeza, a alegria, ou até mesmo a ansiedade, são causadas por inúmeros fatores. E apenas um deles pode ser, de fato, o Toc.

Podemos ficar tristes se tivermos uma pequena falha ou recaída e, por outro lado, podemos nos sentir muito bem se nos superarmos e melhorarmos na medida do possível. Posso me sentir triste (mesmo possuindo o Toc) por não ter conseguido tirar uma boa nota em um concurso, ou por alguma fatalidade que tenha ocorrido com minha família ou amigos. E isso não é culpa minha. Se fiz a minha parte, se estudei para o concurso, mas mesmo assim não tive sucesso, não devo me considerar fracassada por isso.

A vida, graças a Deus, nos permite recomeçar a cada momento. E a cada recomeço, podemos utilizar os erros do passado para construir um presente mais feliz.

O que acontece com alguns portadores do Toc é que eles julgam ser o Toc, ou os pensamentos obsessivos, a causa do seu insucesso ou até mesmo da sua alegria. Vou exemplificar isso melhor: se penso que tenho que bater na janela de um ônibus dez vezes para ele não colidir com um outro veículo, e não bater na janela por algum motivo (mesmo que seja por ter entendido melhor o trastorno), posso, mesmo assim, julgar que, caso o ônibus tenha batido em um outro, isso tudo foi causado por minha culpa, e não pela imprudência dos motoristas ou pelas más condições das estradas, por exemplo.

E isso não é verdade. Somos indivíduos que possuem inúmeras qualidades e defeitos e devemos usar nossas virtudes e talentos para superar nossas dificuldades. Não sou, de maneira alguma, um ser horrível que só possui defeitos terríveis que não podem ser solucionados e, infelizmente, também não sou perfeita. Devo usar a minha simpatia e facilidade para fazer amigos, por exemplo, para perdoar aqueles que me prejudicaram no passado! O que pretendo dizer é que somos especiais e possuímos dentro de nós uma força interior enorme e capaz de solucionar nossos problemas.

Espero estar mostrando para vocês que não existe o impossível, ou seja, se você possui tiques ou Toc, você pode, sem dúvida, procurar usar essa força interior para tentar diminuir os seus pensamentos distorcidos e crenças sem sentido.

“Faça de seus problemas o seu tesouro. Aprenda e cresça com eles, enriquecendo-se.”(Mark Victor Hansen)

Fonte: rafabussade.blogspot.com

Um comentário:

  1. Cada depoimento, cada forma de expressao e compartilhamento é valido para os dois lados! SOu grata sempre a esse blog que me guia e encoraja dia a dia..
    flavia

    ResponderExcluir