sábado, 30 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA AMIGOS !!!!!

Linda mensagem de páscoa…

(compartilhada do mural de César, obrigada)

Amados!!!
Páscoa...
É ser capaz de mudar.
É partilhar a vida na esperança.
É viver em constante libertação.
... É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida.
É investir na fraternidade.
É lutar por um mundo melhor.
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço.
É uma nova chance para melhorarmos.
Que neste dia de Páscoa renasça a alegria da criança que existe em você.
Que o milagre da vida encante o seu oração!!!
É o que eu desejo, de coração para coração, no coração de Jesus!!!
Um forte Ágape!!!
obrigado padre marcelo por palavras tão bonitas...

Divertindo e aprendendo!!!!

Foto

sábado, 23 de março de 2013

Problemas visuo-motor

Se você suspeitar que a criança tem um problema de  processamento visual , pedir a escola para fazer  modificação de materiais impressos, aumentando o espaçamento facilita a visualização. São pequenos gestos e atitudes tomadas pela escola que colabaram para o sucesso e adaptação da criança ou adolescente.

Função do Psicopedagogo

 

“O trabalho psicopedagógico terá como objetivo principal trabalhar os elementos que envolvem a aprendizagem de maneira que os vínculos estabelecidos sejam sempre bons. A relação dialética entre sujeito e objeto deverá ser construída positivamente para que o processo ensino-aprendizagem seja de maneira saudável e prazerosa. O desenvolvimento de atividades que ampliem a aprendizagem faz-se importante, através dos jogos e da tecnologia que está ao alcance de todos. Com isso, há a busca da integração dos interesses, raciocínio e informações que fazem com que o aluno atue operativamente nos diferentes níveis de escolaridade.

O psicopedagogo pode atuar em diversas áreas, de forma preventiva e terapêutica, para compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.

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Numa linha terapêutica, o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores, estabelecendo contato com outros profissionais das áreas psicológicas, psicomotora. Fonoaudiológica e educacional, pois tais dificuldades são multifatoriais em sua origem e, muitas vezes, no seu tratamento. Esse profissional deve ser um mediador em todo esse processo, indo além da simples junção dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia.

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Por meio de técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo possibilita uma intervenção psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar, está mobilizado na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos.

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc. que realizam diagnóstico especializado e exames complementares com o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.

O conhecimento e o aprendizado não são adquiridos somente na escola, mas também são construídos pela criança em contato com o social, dentro da família e no mundo que a cerca. A família é o primeiro vínculo da criança e é responsável por grande parte da sua educação e da sua aprendizagem. O que a família pensa, seus anseios, seus objetivos e expectativas com relação ao desenvolvimento de seu filho também são de grande importância para o psicopedagogo chegar a um diagnóstico, cabe ao psicopedagogo intervir junto à família das crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem, por meio, por exemplo, de uma entrevista e de uma anaminese com essa família para tomar conhecimento de informações sobre a sua vida orgânica, cognitiva, emocional e social.”

 

 

 

Fonte: http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/o-papel-do-psicopedagogo-na-instituicao-

quinta-feira, 21 de março de 2013

21/03 Dia Internacional da Síndrome de Down

dow

A diferença? Em uma célula normal de um ser humano, existem 46 cromossomos divididos em 23 pares, já a pessoa que nas...ce com Síndrome de Down possui 47 cromossomos.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado com o objetivo de valorizar as pessoas com a síndrome, conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção de seus direitos e, assim, permitir que elas tenham vida plena e digna.

domingo, 17 de março de 2013

TOC

Desenvolver um comportamento repetitivo e estereotipado para aliviar algum desconforto. Em linhas gerais, essa é a descrição do TOC, sigla usada para definir o Transtorno Obsessivo Compulsivo, um transtorno psiquiátrico que atinge 2% da população brasileira.

Médica do Instituto de Psiquiatria e coordenadora do grupo Protoc, (Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-compulsivo) que trabalha em pesquisas e atendimento aos que sofrem com esse distúrbio silencioso, Roseli Gedanke Shavitt enumera os sintomas típicos do TOC, conhecidos como obsessões e compulsões.

“As obsessões são pensamentos ou ideias, impulsos ou imagens que invadem a mente do paciente, causando desconforto e aumento da ansiedade.

Já as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais usados para diminuir a ansiedade gerada pelas obsessões e a palavra leiga para isso é mania, então dizemos mania de lavar as mãos, mania de contar os azulejos ou verificar se a porta está trancada.”

 

Fonte:Revista Espaço Aberto 147