quarta-feira, 23 de abril de 2014

É um momento em que a família se encontra confusa, insegura, cheia de angústia. E principalmente é um momento de enfrentamento , onde , nós, pais , vamos buscar nos adaptar ao novo, ao desconhecido. E toda essa adaptação envolve mudança e provoca uma reação da família diante do novo.

A adaptação da família ao diagnóstico

Somos Pais, amamos infinitamente e sabemos a importância de um diagnóstico correto, mais quando o temos, somos tomados por uma onda de ansiedade, uma necessidade de informações e ainda  uma carga extra de apoio.

De acordo com Alcione Aparecida Messa em" O impacto da doença crônica na família", em alguns casos , alguns comportamentos alteram o sistema familiar, como exemplo podemos citar:

- a incapacidade da família para adaptar-se as mudanças,
-incapacidade em lidar construtivamente com esse diagnóstico
-inabilidade para aceitar ou receber ajuda, entre outros.

É um momento em que a família se encontra confusa, insegura, cheia de angústia. E principalmente é um momento de enfrentamento , onde , nós, pais , vamos buscar nos adaptar ao novo, ao desconhecido. E toda essa adaptação envolve mudança e provoca uma reação da família diante do novo.

Existem famílias que se mobilizam para que tudo volte a ser como antes, outras famílias ficam paralisadas com o diagnóstico( e o tempo que leva para reagir depende de cada um) , e tem famílias que colocam a culpa de tudo que acontecer  do diagnóstico pra frente, no  próprio paciente.


Em especial, para nós , familiares que recebemos o diagnóstico  da Síndrome de Tourette, ainda bastante desconhecida.

Muitas vezes é essencial para ajudar na adaptação da família ao diagnóstico um "auxílio psicológico", não podemos esquecer que o paciente é quem mais precisa de apoio     .


DT

Um comentário: