sábado, 1 de março de 2014

Reportagem no Programa Mais Você

 
Reportagem no Programa Mais Você
Ana Maria Braga
Síndrome de Tourette
 
 
 
 
Queria agradecer a produção da Ana Maria Braga, pelo carinho e pelo cuidado com que a matéria foi feita. Em pouco tempo, muito sobre a Tourette foi abordada, foi um trabalho feito com amor!!!!
A síndrome ainda tem muito a ser apresentada , tem muitas dificuldades e comorbidades associadas a ela.
 A divulgação da mesma é muito importante para que crianças não sofram discriminação na escola, para receberem ajuda necessária do Estado ao tratamento, os medicamentos são caros e indispensáveis na maioria dos casos.
Precisamos de apoio de toda a sociedade na divulgação da Síndrome de Tourette e na seriedade dos sentimentos dos que as tem.
 Médicos precisam ser preparados para diagnosticar a síndrome, principalmente no nosso SUS. Nossas escolas tem que está preparadas para receber nossos filhos!!!!
  E quando adultos : capazes , formados, o empregador deve conhecer a síndrome e saber que os movimentos são involuntários e que a inteligência é normal ou acima !!!!!
 
DT
 
Vamos divulgar a Tourette:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em Maceió, Leandro Torres, de 15 anos, sofre da Síndrome de Tourette
globotv.globo.com
Menino teve que abandonar a paixão pelo futebol por causa da doença
 
 
 
 
 
 

7 comentários:

  1. Parabéns querida! Que Deus continue te abençoando e iluminando o caminho da sua família!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Tenho duas irmãs gêmeas de 13 anos e, uma delas, já há cerca de 1 ano e meio, vem apresentando tiques diversos (apenas físicos, sem emitir sons). Os tiques variam entre puxar a camisa, jogar os braços para cima, contorcer os braços, entre outros...
    A minha família não é muito instruída e, infelizmente, como faço faculdade em outra cidade, não posso acompanhar o caso da minha irmã de perto. Meus pais insistem que isso é psicológico e que ela não se controla porque não quer... E brigam com ela para ela se controlar e parar com os movimentos.
    Depois de muita discussão, consegui convence-los a leva-la em dois neurologista (em períodos diferentes, visto que passaram meses e não notamos melhoras). Ambos apenas tranquilizaram meus pais dizendo que isso é coisa de infância e receitaram Neuleptil.
    O que me preocupa é que vim passar o Carnaval com a família e notei que o número dos movimentos aumentou demais (cerca de 2 a 3 movimentos a cada 5 minutos). Minha preocupação é que estes médicos tenham feito um diagnóstico errado e o medicamento apenas esteja piorando a situação.
    Infelizmente, trabalho e estudo em uma cidade do interior e não pude comparecer nestas consultas ou consultar outros médicos.
    Tenho pesquisado na internet e estou com dúvidas? A Síndrome de Tourette pode ter uma fase inicial com apenas movimentos involuntários físicos (sem emissão de sons)? O tratamento com Neuleptil é comum? Onde posso encontrar uma lista com os médicos especialistas no assunto (no caso, para o estado do Rio de Janeiro)? A psicologia ajuda?

    Muitoo obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tulio:
      Esta é a orientação da Riostoc :
      Tratamentos psiquiátricos e psicológicos gratuitos no Rio de Janeiro para síndrome de Tourette:
      www.riostoc.org.br (estas informações estão no site da RIOSTOC )
      Tratamento psiquiátrico de crianças e adolescentes no IPUB da UFRJ: Triagem de segunda à sexta feira de 8 às 10 horas, tratamento gratuito com a supervisão da Dra. Heloisa Brasil. Av .Venceslau Brás, 71 Fundos Botafogo RJ. Tel. 3873 5578 secretário: Marcio. Não marca hora (o atendimento é por ordem de chegada)

      Se vc quiser mais alguma informação pode me escrever por e mail dmtorres2006@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Queria muito esse tratamento mas nao tenho condições de ir moro no interior do Rio Grande do Norte

      Excluir
  3. Cara Daniela, vi a reportagem no dia de sua exibição na TV. Na mesma ocasião, acessei este blog e enviei um e-mail para você. Aguardo ansiosamente uma resposta, pois, como você, moro em Maceió e penso que podemos trocar experiências sobre nossos filhos.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é cleylson dantas tenho pagina no Facebook, moro no interior do estado do Rio Grande do Norte, tenho 26 anos, desde os 12 anos de idade tenho tic fora do normal, parei de estudar pq nao aguentava mas sevir de chacota para as outras pessoas, nunca consegui me intender, pensei em me matar pq e muito dificil e igual ao leandro falou temos que rezar muito e perdi a deus que ele nos proteja de todos os maus

    ResponderExcluir
  5. (Cleylson Dantas) nunca trabalhei pq nunca me deram um emprego, tinha loja precisando de um vendedor urgente quando chego la que comeco a intrevista a moça fica logo sismada e pergunta se eu estou mr sentindo bem rsr outra vez vou no medico com meu amigo que rstava doente a medica pergunta se eu estou bem e se eu sou usuario de drogas

    ResponderExcluir