quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Diagnóstico e a síndrome de Tourette

.O diagnóstico da Síndrome de Tourette é feito através da presença de  sintomas característicos e pela história de surgimento desses sintomas.

.Não existe, atualmente, nenhum teste laboratorial específico que confirme o diagnóstico da ST.

.Podem ser úteis exames complementares (EEG, tomografia ou análises sangüíneas)   contribuindo para a exclusão de outros distúrbios que possuem sintomas semelhantes .

.Devido ao fato de a ST não apresentar um sintoma único, mas um conjunto de sintomas, a dificuldade no diagnóstico é evidente, quando se compara esta patologia com outras relacionadas, como: doença de Wilson, doença de Huntington, coréia de Sydenham, doença de Hallervorden-Spatz e com alguns tiques simples e múltiplos .

. Dependendo da equipe de saúde que atende o paciente afetado pela ST, o seu diagnóstico pode demorar muito, sendo os sintomas atribuídos comumente a algum transtorno psiquiátrico.

. Esses diagnósticos demorados e/ou errôneos podem submeter os pacientes a tratamentos desnecessários e dispendiosos, antes de se definir propriamente a patologia e o procedimento correto a ser realizado.


.Algumas características peculiares e o quadro clínico do paciente auxiliam no diagnóstico conclusivo da ST, onde sintomas como: a presença de múltiplos tiques motores e vocais, com início antes dos 18 anos de idade, sem origem em nenhuma resposta fisiológica (por exemplo, uso de estimulantes), com ocorrências diárias, estendendo-se por mais de um ano e com comprometimento social, ocupacional e/ou emocional, tornam-se decisivos para a definição do quadro patológico.

 

Fonte: revista de psiquiatria clínica ( Tourette por dentro da síndrome) Usp

2 comentários:

  1. Boa tarde Daniela,mandei o convite pra voce no face, mas ainda não fui aceita, sera que mandei errado? me add, meu nome é Flavia. Gostaria muito de conversar com você, estou entrando nesse mar agora, e gostaria de ouvir quem ja navega nesses mar chamado tourette. Preciso muito mesmo, desespero não defini minha situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Flávia , desculpa , vi agora , vai ser um prazer conversar com vc !!!! Bjs

      Excluir