foto: Simples Palavras
Vejam este maravilhoso vídeo que me foi enviado e que eu tenho um enorme prazer em compartilhar no blog, principalmente porque o skatista é portador da síndrome de Tourette, está realizando sonhos, lutando por ideais e mostrando ao mundo que podemos tudo de bom!
THC Skateboard Promo www.youtube.com Promo dos atletas: Alex Lage Marcelo Heleno Musica: Grajauex - Criolo Doido http://m.youtube.com/watch?feature=m-feedu&v=5AC6jZayuBk Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
·
O blog da Uol esporte publicou uma matéria que prova a falta de informação e a ignorância sobre a síndrome de Tourette por parte da população.
Vejam:
“Na Inglaterra, um goleiro de 14 anos foi suspenso e multado por xingar um árbitro. Nada mais justo, devem pensar vocês, leitores. Estaria tudo certo se não fosse por um detalhe: O jovem tem síndrome de Tourette.
A grosso modo, a síndrome de Tourette é um tipo de desordem neurológica que faz seu portador ter tiques, espasmos e/ou vocalizações repentinas – em outras palavras, neste caso, a pessoa não consegue controlar o que diz quando tem uma ‘crise’.
Após levar um gol, que causou a derrota de sua equipe, Owen Thompson soltou involuntariamente um palavrão direcionado ao árbitro (f…-se). Sem saber que o goleiro sofre de síndrome de Tourette, ele logo registrou o que houve e exigiu uma punição ao jogador.
Thompson foi suspenso por duas partidas e ainda levou uma multa de 25 libras (pouco mais de R$ 82), o que revoltou a mãe do goleiro. “A punição é ridícula. O futebol é realmente uma parte importante da vida dele”, disse Melanie.
O jovem também discordou da punição. “Não me parece justo. O futebol quase sempre suprime meus tiques, mas não posso controlá-los quando estou irritado ou estressado, que foi como o árbitro me deixou”, comentou Thompson, que ainda espera pela revisão do caso.”
Coprolalia, nas palavras do escritor do livro A Maldição de Tourette, é um raro sintoma da ST, mais comum em homens que em mulheres. A coprolalia é caracterizada por xingamentos incessantes, palavrões e coisas sem sentido das quais o "tourrético" não tem controle.
O que me impressionou não foi apenas a atitude do árbitro, mas, os comentários dos leitores do blog da UOL. Sinceramente , uma vergonha!!!!!
.O diagnóstico da Síndrome de Tourette é feito através da presença de sintomas característicos e pela história de surgimento desses sintomas.
.Não existe, atualmente, nenhum teste laboratorial específico que confirme o diagnóstico da ST.
.Podem ser úteis exames complementares (EEG, tomografia ou análises sangüíneas) contribuindo para a exclusão de outros distúrbios que possuem sintomas semelhantes .
.Devido ao fato de a ST não apresentar um sintoma único, mas um conjunto de sintomas, a dificuldade no diagnóstico é evidente, quando se compara esta patologia com outras relacionadas, como: doença de Wilson, doença de Huntington, coréia de Sydenham, doença de Hallervorden-Spatz e com alguns tiques simples e múltiplos .
. Dependendo da equipe de saúde que atende o paciente afetado pela ST, o seu diagnóstico pode demorar muito, sendo os sintomas atribuídos comumente a algum transtorno psiquiátrico.
. Esses diagnósticos demorados e/ou errôneos podem submeter os pacientes a tratamentos desnecessários e dispendiosos, antes de se definir propriamente a patologia e o procedimento correto a ser realizado.
.Algumas características peculiares e o quadro clínico do paciente auxiliam no diagnóstico conclusivo da ST, onde sintomas como: a presença de múltiplos tiques motores e vocais, com início antes dos 18 anos de idade, sem origem em nenhuma resposta fisiológica (por exemplo, uso de estimulantes), com ocorrências diárias, estendendo-se por mais de um ano e com comprometimento social, ocupacional e/ou emocional, tornam-se decisivos para a definição do quadro patológico.
Fonte: revista de psiquiatria clínica ( Tourette por dentro da síndrome) Usp
O uso da terapia cognitiva-comportamental para tratar os tiques na síndrome de Tourette :
“Em experimento com adultos, a terapia mostrou ser eficaz na reconstrução cognitiva e na modificação comportamental e fisiológica. Os resultados demonstraram uma diminuição significativa dos tiques e, o mais importante, foi possível observar uma normalização da atividade cerebral quantificável, relacionada à melhoria dos sintomas em pacientes com a síndrome.
A originalidade dos resultados do estudo endossou a presença de uma mudança cerebral mensurável como resultado destas mudanças cognitivas e comportamentais. Enfim, a terapia permite uma reconstrução cognitiva e também uma mudança comportamental e fisiológica. O estudo é o primeiro a demonstrar os efeitos fisiológicos de uma terapia cognitiva-comportamental em pacientes com a síndrome Gilles de la Tourette”
Fonte : www.cienciadiaria.com.br
“A Maldição de Tourette” é um livro que fala de violência moral e preconceito, de uma forma romanceada e bastante informativa. Giba Carvalheira é Pernambucano .