Continuar...
" O que me salvou foi ter dado um passo, um passo a mais; o mesmo passo com o qual se recomeça."
Antoine de Saint-Exupéry
segunda-feira, 10 de junho de 2013
sábado, 8 de junho de 2013
Curiosidades sobre a síndrome de Tourette
Curiosidades sobre a síndrome de Tourette:
foto: Google
"A primeira descrição de um paciente com tiques e comportamentos, que caracterizam a ST, ocorreu em 1825, pelo médico francês Jean Marc Gaspard Itard, que diagnosticou a maldição dos tiques na Marquesa de Dampierre .
Entretanto, somente em 1884, esta patologia recebeu o nome de síndrome de Gilles de la Tourette (ST), quando o aluno Gilles de la Tourette, no Hospital de la Salpêtrière, relatou a patologia como um distúrbio caracterizado por tiques múltiplos, incluindo o uso involuntário ou inapropriado de palavras obscenas (coprolalia) e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem (ecolalia), baseado nos relatos do próprio
Itard .
Fonte:
http://www.hcnet.usp.br
Divulgando a síndrome de Tourette para professores do Município
Fomos convidadas a participar da Formação em Atendimento Educacional Especializado para Professores de Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Ensino, por Keila, uma das organizadoras desta formação, para falarmos sobre a síndrome de Tourette.
E foi uma troca de experiência maravilhosa, não imaginava encontrar um trabalho tão perfeito, pessoas tão empenhadas no que fazem.
Somos acostumados a ver o lado pior do sistema, e nos deparamos com um grupo de professores com o coração aberto para o trabalho, com um nível de formação maravilhoso e principalmente prontos para exercer suas funções, não apenas como profissionais que são , mas como professores " anjos".
Foram duas turmas , manhã e tarde, onde falamos sobre A Tourette e o professor. A aceitação foi surpreendente.
Teomirtes e eu agradecemos a participação e a oportunidade de divulgarmos a síndrome, em um grupo tão especial.
A atenção à diversidade é uma tarefa do professor...
Por uma escola melhor!
"A atenção à diversidade é uma tarefa do professor, conhecer bem as possibilidades de aprendizagem dos alunos e as necessidades de cada mais específicas de cada um é trabalho do professor competente.
Para conhecer um aluno é necessário interação e comunicação intensa com eles, uma observação constante de seus processos de aprendizagem para poder oferecer a ajuda necessária.
A forma como se propõem as situações de ensino e de aprendizagem é determinante para conseguir ou não uma aprendizagem significativa.
È importante que todos os alunos sintam que podem ter êxito , particularmente quando têm dificuldades ou uma história de fracasso e, para isso, devem ser propostas atividades que eles sejam capazes de resolver, com as ajudas necessárias, e encorajar o esforço , não apenas os resultados."
(Livro: Desenvolvimento psicológico e educação)
Assinar:
Postagens (Atom)



