segunda-feira, 2 de setembro de 2013
10 coisas que não devemos dizer para as crianças
PEDIATRA LISTA SITUAÇÕES QUE PODEM INTERFERIR NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
10 coisas que não devemos dizer para as crianças
1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.
2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.
3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.
4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.
5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.
6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.
7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.
8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.
9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.
10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.
FONTE: http://itodas.uol.com.br/mae/
domingo, 1 de setembro de 2013
Como a Síndrome de Tourette ajuda meu filho a enfrentar a Leucemia!!!
A primeira coisa que pensei quando o diagnóstico foi confirmado para leucemia foi como dizer ao meu filho que ele tinha mais um nada fácil diagnóstico.
Não sabia quais palavras eu iria usar, nem como ele iria enfrentar.
Desde do mielograma que ele me exigiu a verdade, ele queria saber de tudo. E ele não é mais uma criança , e sim um adolescente inteligente, no primeiro ano do ensino médio ( que estuda biologia ), longe de mim conseguir engana-lo.
Minha mãe , meu marido e eu nos revezamos na UTI. Só três pessoas podiam fazer parte deste revezamento.
O hospital tem um excelente trabalho de informação a família e ao paciente. Tudo é tratado na frente do paciente e nós, pais, somos orientados a falar a verdade e deixar o paciente a par de tudo.(claro que o que vai ser falado é de acordo com a idade)
E assim fizemos a árdua tarefa de lhe dizer : - O que você tem, filho, é leucemia.
Doeu tanto em mim, no meu marido e na minha mãe, quanto foi saber o diagnóstico. Na verdade, doeu na nossa família , em nossos amigos e nos amigos dele.
Pensei que meu filho ia desmoronar, se revoltar, gritar...
Mais não , perguntou sim : _ Por que comigo de novo? Já tenho a Tourette, não aguento mais tratamento .
Se aperriou sim, quando perguntou o tempo do tratamento e fez as contas do quanto ia perder de fazer, quando pensou em perder o ano na escola, ( ontem ele me lembrou : -mãe tenho um ponto do Dimas lembre viu ) , quando pensou no seu aniversário que é este mês, nas festinhas de aniversário de 15 anos das amigas.
Afinal dois anos e meio de quimioterapia, são dois anos e meio.
Cada pergunta, cada comentário dele doía na nossa alma, mas a força vinha , e sustentávamos o medo.
Em dois dias ele reagiu, não reclamou, não praguejou e nem se revoltou.
Ele enfrenta, ele não pensa no medo. E sei que ele sente.
Perdeu peso, muito peso , em vinte um dias , 10 quilos. Seus cabelos ainda estão no lugar, e antes do previsto saímos da UTI e do hospital. Por 45 dias não poderemos voltar a nossa cidade , depois deste tempo , vamos ver como vai ser.
Meu filho mais novo está com minha tia , minha prima e meu pai, e a noite uma pessoa muito querida de nossa família , a Aline , também dorme na minha casa. Um verdadeiro revezamento de carinho, longe da mãe, do pai, do irmão e da avó. Da noite para o dia .
O que me conforta é o amor que ele está recebendo da família e dos pais dos amiguinhos da escola.
Verdadeiros anjos !!!!!!!!
E como a Tourette contribuiu para o enfrentamento da leucemia?
Acreditem , a síndrome de Tourette tornou meu filho de quase quinze anos num homem.
Ensinou meu filho a desde de cedo lutar pelo seu espaço, pelo seus desejos, tudo precisava ser conquistado com mais garra, com mais esforço. Enfrentou os olhares, enfrentou as perguntas sobre a síndrome, enfrentou minha proteção, nunca desistiu, mesmo com medo ele seguia em frente.
Tudo com muito esforço, nada foi fácil, nada.
Mas a síndrome fez dele um homem, um ser humano de força e hoje ele enfrenta este desafio e ainda a Tourette.
Tenho orgulho de ser mãe de dois filhos fortes e lutadores.
DT
"Nossas vidas com Tourette " recebe novo diagnóstico!!!!!
Nossas Vidas de cabeça para baixo outra vez!
Estávamos numa sexta-feira comum , meus filhos felizes, cada um em suas tarefas diárias.
A vida fluía normal , com a nossa amiga Tourette um pouco acelerada , quero dizer, com um pouco mais de movimento.
Nada de diferente, se minha mãe não tivesse visto dois pequenos gânglios no pescoço do meu filho ,dois dias antes. Fizemos um hemograma só para saber se existia alguma infecção por chegar.
Meu filho mais novo estava em casa brincando com um amigo, e, o mais velho , apesar dos gânglios que não estavam incomodando jogava na casa de um amigo.
O exame foi feito pela manhã , à tarde pegamos o resultado.
Muito curiosa , abri logo o exame, e o susto foi inevitável: taxa de leucócitos bastante alterada e presença de Blastos.
Minhas lágrimas caíam sem parar , me desesperei, por dentro ,claro. Tinham duas crianças dentro de casa. Eu tinha noção do que poderia ser.
Na mesma hora , o telefone toca , era a médica que passou o exame, uma pessoa muito querida, eu já entendi tudo nesse momento, minhas suspeitas estavam infelizmente certas.( minha alma saiu de mim) Ela estava no laboratório conferindo as lâminas e não havia erro.
Pânico, medo, dor ...
Eu não fazia mais nada a não ser andar de um lado para o outro com as lágrimas caindo sem saber como eu ia dizer ao meu filho que algo estava errado com ele mais uma vez.
Perdi o chão, liguei para a Dra. Fabiana , médica dele e amiga do coração, acho que em dois segundos ela estava na minha casa.
Liguei para a Carla, uma amiga-irmã e pedi para levar meu filho mais novo para casa dela ,para ele não ver o desespero meu e do meu marido.
Minha tia Teomirtes também chegou com uma amiga Lisieux (assistente social) que também foi nosso anjo.
Agora , entre as médicas , precisava de um mielograma com urgência(exame que colhe o líquido da coluna ). Minha cidade faz o exame , mas manda para São Paulo e não podíamos esperar resultado . Tudo era uma questão de diagnóstico rápido, as taxas podíam subir e ele poderia não viajar.
Enquanto elas faziam ligações para saber qual o melhor local de tratamento, aonde levar , como fazer, detalhes médicos , nós tentávamos manter a calma.
E meu filho, inocente , sem sentir nada ,sem saber de nada, se divertindo na casa de um amigo . Sem essas três pessoas que estavam em minha casa e os milhares de telefonemas que foram dados, não sei o que seria do meu filho.
Liguei para a Kátia , mãe de um amigo do meu filho , e expliquei na medida do que eu conseguia falar e pedi para ela pegá-lo e ficar com ele até eu resolver o que fazer.
Em fim , a solução, leva-lo no outro dia pela manhã, para Recife , Hospital IMIP, pediatria oncológica.
O nome oncologia sempre me deu arrepios e nunca gostei de pronunciar.
No sábado de manhã, chegamos ao hospital, Giu , nos acolheu , e nos abriu todos os caminhos, nos mostrou para onde ir, como ir, o que fazer. Mais que um anjo em nossas vidas!!!!!
Meu filho fez novos exames de sangue , as taxas que na sexta eram 36.000 de leucócitos já estavam 111.000 e ele já foi levado para UTI.
UTI imaginem, meu filho continuava sem sentir nada, e começou com o tratamento mesmo antes do mielograma.
Passamos de sábado a quarta sem o exame e na uti, o nome assusta mas era uma UTI pediátrica e é comum taxas altas ficarem lá até controlar . O exame só foi realizado na quarta-feira , sem anestesia , porque o pulmão e o mediastino estavam comprometido.
Nunca vi alguém tão decidido e corajoso, ele disse : "se tem que fazer eu faço".
E o diagnóstico foi dado : Leucemia Linfoide Aguda
Agora além da Síndrome de Tourette , temos a LLA.
DT
Estávamos numa sexta-feira comum , meus filhos felizes, cada um em suas tarefas diárias.
A vida fluía normal , com a nossa amiga Tourette um pouco acelerada , quero dizer, com um pouco mais de movimento.
Nada de diferente, se minha mãe não tivesse visto dois pequenos gânglios no pescoço do meu filho ,dois dias antes. Fizemos um hemograma só para saber se existia alguma infecção por chegar.
Meu filho mais novo estava em casa brincando com um amigo, e, o mais velho , apesar dos gânglios que não estavam incomodando jogava na casa de um amigo.
O exame foi feito pela manhã , à tarde pegamos o resultado.
Muito curiosa , abri logo o exame, e o susto foi inevitável: taxa de leucócitos bastante alterada e presença de Blastos.
Minhas lágrimas caíam sem parar , me desesperei, por dentro ,claro. Tinham duas crianças dentro de casa. Eu tinha noção do que poderia ser.
Na mesma hora , o telefone toca , era a médica que passou o exame, uma pessoa muito querida, eu já entendi tudo nesse momento, minhas suspeitas estavam infelizmente certas.( minha alma saiu de mim) Ela estava no laboratório conferindo as lâminas e não havia erro.
Pânico, medo, dor ...
Eu não fazia mais nada a não ser andar de um lado para o outro com as lágrimas caindo sem saber como eu ia dizer ao meu filho que algo estava errado com ele mais uma vez.
Perdi o chão, liguei para a Dra. Fabiana , médica dele e amiga do coração, acho que em dois segundos ela estava na minha casa.
Liguei para a Carla, uma amiga-irmã e pedi para levar meu filho mais novo para casa dela ,para ele não ver o desespero meu e do meu marido.
Minha tia Teomirtes também chegou com uma amiga Lisieux (assistente social) que também foi nosso anjo.
Agora , entre as médicas , precisava de um mielograma com urgência(exame que colhe o líquido da coluna ). Minha cidade faz o exame , mas manda para São Paulo e não podíamos esperar resultado . Tudo era uma questão de diagnóstico rápido, as taxas podíam subir e ele poderia não viajar.
Enquanto elas faziam ligações para saber qual o melhor local de tratamento, aonde levar , como fazer, detalhes médicos , nós tentávamos manter a calma.
E meu filho, inocente , sem sentir nada ,sem saber de nada, se divertindo na casa de um amigo . Sem essas três pessoas que estavam em minha casa e os milhares de telefonemas que foram dados, não sei o que seria do meu filho.
Liguei para a Kátia , mãe de um amigo do meu filho , e expliquei na medida do que eu conseguia falar e pedi para ela pegá-lo e ficar com ele até eu resolver o que fazer.
Em fim , a solução, leva-lo no outro dia pela manhã, para Recife , Hospital IMIP, pediatria oncológica.
O nome oncologia sempre me deu arrepios e nunca gostei de pronunciar.
No sábado de manhã, chegamos ao hospital, Giu , nos acolheu , e nos abriu todos os caminhos, nos mostrou para onde ir, como ir, o que fazer. Mais que um anjo em nossas vidas!!!!!
Meu filho fez novos exames de sangue , as taxas que na sexta eram 36.000 de leucócitos já estavam 111.000 e ele já foi levado para UTI.
UTI imaginem, meu filho continuava sem sentir nada, e começou com o tratamento mesmo antes do mielograma.
Passamos de sábado a quarta sem o exame e na uti, o nome assusta mas era uma UTI pediátrica e é comum taxas altas ficarem lá até controlar . O exame só foi realizado na quarta-feira , sem anestesia , porque o pulmão e o mediastino estavam comprometido.
Nunca vi alguém tão decidido e corajoso, ele disse : "se tem que fazer eu faço".
E o diagnóstico foi dado : Leucemia Linfoide Aguda
Agora além da Síndrome de Tourette , temos a LLA.
DT
Assinar:
Postagens (Atom)

![RECOMENDO essa linda pagina @[369828293122608:274:Eu posso,eu Acredito]
Via: @[389686144475769:274:Minions Brasil]](https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/p320x320/1176411_465885926843200_615152143_n.jpg)