sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lições de vida em Nossasvidascomtourette com Shirley Cristinna:

Lições de vida em Nossasvidascomtourette com Shirley Cristinna:


Conheci Shirley depois da reportagem ao programa Mais Você, e confesso, que fiquei feliz de poder partilhar  sua história . Uma lição para muitos, uma lição para  mim e para minha família.

Porque é isso que desejo para meus filhos e para crianças e adolescentes que tenham ou não Tourette .

 Mesmo que tenhamos uma vida difícil e de sofrimento, é com luta que venceremos !!!






Por Shirley Cristinna
 
 
 
Eu sou Shirley Cristinna, tenho Tourette faz 21 anos . Minha Síndrome se desenvolveu aos 07 anos de idade  com piscadeiras nos olhos , e com 1 mês já estava por todo o corpo.
 
Na época o tratamento era muito retardado ,  a medicina não era avançada.
 
Meus pais no desespero procuraram todas as formas de tratamento , desde simpatias, homeopatas a Mesa Branca.
 
Sofri muito, ao tempo que fui crescendo , as pessoas me diziam que era mania , que eu não tinha nada.
 
Reprovei 1 ano no colégio, perdi emprego...
 
Minha vida até  20 anos não foi fácil .Tive uma crise aos 20 anos ,  a medicação não fazia mais efeito, meu médico havia viajado , ficamos desesperados.

Já passei por varias fases, com o tic, o toc , som ...

Aos 20 anos , descobrimos um médico que estudava a genética , Dr. Salmo Raskin, emprestamos o dinheiro , e fomos  eu e minha mãe . Sabe quando você fala assim : é minha última esperança !!! Porque até então , os médicos não sabiam ao certo o que eu tinha , diziam que era reflexo da síndrome .O Dr. Salmo  me atendeu   e me disse : você tem Tourette, não é caso para mim, mais eu tenho quem possa te ajudar. Me encaminhou para o Dr. Helio Teive, no HC, aqui de Curitiba, ele me medicou , e a partir daí, comecei meu tratamento.

Hoje levo uma vida normal , trabalho , tenho namorado , moro sozinha , aprendi a conviver muito bem com a doença , e fazer dela minha companheira.
 
Dependendo do meu estado emocional ela se eleva , mais consigo controlar muito bem.

 

Eu sempre digo: DEUS me presenteou com Tourette, mais em troca me deu uma grande inteligência.
Hoje , é quase que imperceptível, só quem me conhece sabe ....


 

De mãe para mãe: Sempre vai existir um caminho!!!!! Por Rita Guertta

De mãe para mãe: Sempre vai existir um caminho!!!!!
 
 
"Minha vontade era nunca mais sair de casa e não deixar ninguém ver meu filho, protege-lo de tudo e de todos, mas entendi que eu não poderia protege-lo para sempre, afinal não sou eterna, tinha que prepara-lo para juntos enfrentarmos tudo isso. "
 
Recebi esse e mail que foi escrito com o coração de uma mãe que luta por seu filho e que está somando forças para divulgar a Síndrome de Tourette  nas escolas de seu Estado, me orgulho de histórias de vida assim!!!!!
 
 
 
 
 
Por Rita Guertta
 
 
"Visitei seu blog, adorei. Já havia te falado da vontade de falar sobre ST nas escolas e cursos de pedagogia, então vou contar a minha história e se puder pode postar.
 
Fui casada por 13 anos e tenho 2 filhas lindas desse relacionamento, hoje uma com 25 anos, casada e 2 filhos e a outra com 21 anos, solteira. Fiquei sozinha por 5 anos e então conheci o Gilmar e estamos juntos há 14 anos e tivemos um filhote chamado Júlio César que esta agora com 12 anos.
 
Aos 2 anos de idade meu filho apresentou uma careta horrível e desmaiou. Corri para o hospital e durante o trajeto ele acordou e tudo parecia  normal. O médico  examinou e disse que nada havia de grave. Desde esse dia o nervosismo dele se tornou insuportável, seguido de ataques de gritos e agressividade. 
 
 Aos 5 anos suas caretas aumentaram e junto veio os barulhos com a garganta, os gritos, o esticar de braços quando falava e ao assistir TV virava a cabeça para o lado e entortava os olhos e boca.
 
 Os médicos diziam que ele fazia aquilo para chamar minha atenção, era uma criança manhosa e precisava ser corrigido. Nessa época as minhas meninas eram adolescentes e brigavam com ele o tempo todo. Por eu ser enfermeira estava sempre em contato com os médicos, mas não conseguia mudar aquela situação.
 
Coloquei meu filho em uma escolinha, mas piorou, batia em outras crianças e eu percebia que ninguém conseguia gostar dele, nem mesmo as professoras. Um dia uma psicóloga me falou que o problema dele era emocional, por não saber lidar com a emoção ele então fazia essas caretas e gritos e até esses desmaios, por não conseguir controlar seus sentimentos.
 
Coloquei  meu filho em outra escola e nada mudou, só ia piorando. Conversava com meu marido e outros parentes e dizia que eu sentia que ele não era normal, que ele era diferente ,mas ninguém acreditava.
 
 Durante a noite não conseguíamos dormir pois os barulhos que meu filho fazia incomodava toda a família, ouvíamos o som e a agitação de seu corpo. Enfim chegou o primeiro ano escolar e só coloquei ele na escola com 7 anos.
 
Sem ter concluído a pré-escola, ele não sabia ler nem escrever seu nome como as outras crianças. O inferno então começou, se eu achava que as coisas não poderiam piorar eu me enganei, tudo piorou, os tiques aumentaram, as agressões aconteciam todos os dias, ele não conseguia aprender nada e era colocado para fora da sala de aula pois segundo a professora os barulhos que ele fazia com a boca atrapalhavam as outras crianças.
 
 Todos os dias eu recebia um telefonema da escola dizendo que o Júlio havia batido em uma criança, tinha que sair do serviço e ir até a escola, onde era tratada como a mãe que não educa seu filho.
 
 Nessa ocasião alguns médicos disseram que poderia ser dislexia, mas depois descartaram, falaram de autismo, mas também descartaram. Troquei ele de escola quando ele reprovou o terceiro ano.
 
 Conheci então uma professora maravilhosa que escutando minha historia me prometeu ajuda, me disse que ela conseguiria fazer meu filho aprender se eu colaborasse com ela, fazia tudo que ela mandava, sentava com ele em casa para estudar, passei a ser mais rígida e firme com ele, não aceitava uma reclamação contra a professora.
 
 O Júlio César então passou a não falar mais nada sobre a escola, mas ficou pior em relação aos tiques e agressividade e não aprendia a lição. Após 8 meses com essa professora, descobri que meu filho sofria agressões por parte dela, era chamado de retardado, apanhava de régua, puxões de cabelos, tapa nas costas, fiquei louca, descontrolada e ao mesmo tempo me sentia culpada por ter deixado que ele passasse por isso.
 
 Comecei a entender que o Júlio César se tornava agressivo no recreio por sofrer tanto calado, em sala de aula e não sentir apoio de minha parte para poder contar o que se passava com ele. Me senti um lixo de mãe, a pior do mundo e a tristeza que passou a morar dentro do meu peito era tão grande, tão grande que não havia mais nem um pingo de alegria em mim. Denunciei a professora, mas não tive muito sucesso pois ela recebeu o apoio da direção da escola e funcionários, era a palavra dela contra a do meu filho.
Enfim, troquei de escola novamente, nesta época meu filho passava uma vez por semana com uma psicóloga que após alguns meses me chamou e disse que havia descoberto o problema dele. Ela então me falou:---Seu filho e deficiente mental, calma mãe não precisa chorar, se você não contar para ninguém, as pessoas nem vão perceber.
 
 Sai daquele consultório aos prantos, quase fui atropelada por um carro, pois andava desnorteada pelas ruas sem conseguir raciocinar, liguei para meu marido e disse que não aceitava aquele diagnostico, eu sabia que tinha algo errado, mas que não era aquilo.
 
Tenho uma sobrinha advogada que mora muito longe de mim, ela um dia me telefonou e disse: ---- Tia, tenho uma amiga que o filho dela balança a cabeça igual o Júlio, ela levou ele no médico e disse que é uma síndrome, mas não lembro o nome, vou ligar para ela e anotar o nome depois  ligo de novo. Quando minha sobrinha me ligou e falou síndrome de Tourette, eu estava ouvindo esse nome pela primeira vez, entrei na internet e comecei a ver vários vídeos e em cada uma daquelas crianças eu via meu filho, ou ele já havia tido o tique parecido ou estava fazendo o mesmo tique.
 
 Encontrei a Dra Ana no HC e então ela o diagnosticou com ST, toc e deficiência no aprendizado, meu filho se encontrava com 10 anos de idade.
 
Fiquei trancada por 2 meses dentro de casa, chorando e ao mesmo tempo procurando tudo sobre ST, quando consegui informações que infelizmente são poucas, sentei com minha família e meu filho e expliquei tudo para eles, mostrei os vídeos, os textos, li em voz alta para todos. Minha vontade era nunca mais sair de casa e não deixar ninguém ver meu filho, protege-lo de tudo e de todos, mas entendi que eu não poderia protege-lo para sempre, afinal não sou eterna, tinha que prepara-lo para juntos enfrentarmos tudo isso.
 
Nunca pensei me encontrar nessa situação, mas aqui estou. Hoje o Júlio César, está  com 12 anos e vai muito bem na escola, tem dificuldades é claro, mas consegue aprender com o uso da ritalina, outros remédios vieram e se foram, sei que será para sempre esse vai e vem de remédios, estamos preparados para isso.
 
 Hoje meu filho não agride mais e chega da escola sorrindo e diz: ___Tenho uma novidade...tique novo, olha. Ele me mostra o "tique novo" e se for um tique engraçado, damos risada juntos, se for mais agressivo eu o abraço e falo para ele: ---- Logo vai passar filho.( demora as vezes uns quatro meses).
 
Quando vamos ao shopping, as pessoas ficam olhando, então eu paro com ele no meu do corredor e mostro para ele que ninguém é igual, cada um um tem seu jeito de ser, e explico que se fugimos do padrão da sociedade, acabamos sendo notados, mas faço tudo isso com muito humor, damos risadas e continuamos nosso passeio que são raros, pois ele não gosta muito de sair.
 
Fazemos questão, quando conhecemos alguém de falar sobre a ST, meu filho explica o que ele tem certinho. Ele é um pouco tímido, mas explico para ele a importância das pessoas saberem. Meu marido demorou mais para aceitar, mas após muita conversa e paciência acabou aceitando e colabora muito, são amigos inseparáveis.
 
 Continuo trabalhando, mas mudei meu horário, fico mais tempo em casa agora. Explico até para os médicos onde trabalho o que é ST, pois ninguém conhece, é incrível mas é a pura verdade.
 
Se der tudo certo, com a ajuda da Daniela, vou falar sobre ST nas escolas e onde mais puder. Agora consigo visualizar um futuro para meu filhote e desejo a todas as mães o mesmo. Obrigada pelo espaço Dani. Beijos"

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ansiedade e Medo

              Ansiedade e Medo



Por Teomirtes Leitão

                  (psicóloga)



A ansiedade e o medo, são hoje um dos principais problemas psicológico da nossa vida, e surge com um grande sentimento de insegurança, sem uma razão real.

Todos nós podemos sentir ansiedade em determinados momentos da vida, sem que isso venha a nos atrapalhar ou  causar limitações.

Existem contudo diferentes graus de ansiedade. Quando a ansiedade vem acompanhada por sentimentos de medo, inquietação, sensação de perigo iminente ( medo de insucesso, inquietação, medo de perder o auto controle, ficar mentalmente desestabilizado) e essas sensações são acompanhadas por algumas manifestações físicas, tais como: secura na boca, palpitações, pulso acelerado, transpiração , pressão torácica e vertigens, estamos diante de um quadro de angústia.

De início a ansiedade é uma reação normal, um sinal de nosso organismo diante de certos acontecimentos da vida cotidiana, que serve de estímulo para o enfrentamento das situações adversas.

 Quando essas situações adversas geram uma ansiedade sem controle, SD tornando aguda, já estamos no estágio da angústia.

 Levando em conta que os sintomas da Síndrome de Tourette , e o desconhecimento por parte das pessoas de forma geral,  olham com curiosidade, riem,ou excluem a pessoa por achar esquisita ,etc ...

 Essa situação pode levar a pessoa com ST ou familiares a desenvolverem quadros de ansiedade em público e nos casos agudos à angústia, por conta de viverem a ansiedade de forma contínua, e, com a angústia, acabam por apresentarem dificuldades pessoais e de inserção na sociedade.

 Dessa forma, os conflitos internos vão formando um panorama desagradável no dominio afetivo, fragilizando emocionalmente, podendo levar a um estado de angústia frequente.

Se não houver uma intervenção para aliviar essa angústia, e com intervenção quero dizer: apoio psicológico e/ou psiquiátrico  familiar, podem levar a um sofrimento psíquico contínuo, gerando fobias, pânico, depressão, mudanças de humor, agressividade, isolamento e depressão.

 A Síndrome de Tourrete , já tem suas "dores", e não podemos acrescentar a elas as dores psíquicas, que engessam a vida .

Termino com um apelo aos pais , familiares, amigos, educadores e aos que tem Síndrome de Tourrete, que não minimizem dor psíquica. Ao primeiro sintoma, procurem ajuda especializada de psicólogos e psiquiatras, e que busquem profissionais que conheçam a ST, e que sejam profissionais competentes e humanos.

Teomirtes Leitão

Mito

Mito:

"Crianças com coprolalia vêm de lares onde são expostos à linguagem obscena e / ou material impróprio."

" Reforçar o tic torna muito mais difícil evitar a sua expressão. Este processo de reforçar negativamente a coprolalia acrescenta ao nível da criança estresse que finalmente faz tiques , incluindo coprolalia pior

                              
                                                           Mito:

"
Crianças com coprolalia precisam de disciplina mais firme e consistente."

Crianças com coprolalia sabem o que estão dizendo e sabem que é socialmente inaceitável .  Mais eles serão levados a faze-lo.

Simplificando, a pior coisa possível de dizer ou fazer se torna a coisa mais difícil para não dizer ou fazer.

 Pergunte a qualquer criança se eles sabem  se o que estão dizendo é errado ou inapropriado e eles vão te dizer , sim. Muitas vezes, eles são constrangidos e envergonhados por seus próprios sintomas desconfortáveis ​​.Punir a criança  é contraproducente e pode aumentar drasticamente a possibilidade de sua ocorrência .

 Ele cria um diálogo na cabeça do filho que lhes diz para não dizer "@ ! " , Porque eles serão punidos.
Não diga " @! " .
_Meu pai realmente odeia quando eu digo " @! " .
É errado dizer "@ " . E serei enviado para o meu quarto , se eu digo "@ " .

 A criança acaba consumido com o pensamento "@ !

 " Reforçar o tic torna muito mais difícil evitar a sua expressão. Este processo de reforçar negativamente a coprolalia acrescenta ao nível da criança estresse que finalmente faz tiques , incluindo coprolalia pior.A criança já sabe que é errado e normalmente já é de se punir internamente , criando um impacto negativo na sua auto-estima.

Imagine a sensação de estar obcecado com fazer algo que você sabe provoca uma reação negativa de todos os que se preocupam.

O tempo gasto obsessão e se preocupar com coprolalia deixa o indivíduo menos capaz de gerenciar todo o resto.

 O ideal é que a compreensão e conhecimento sobre coprolalia , para a criança e adulto, ajude a criar um ambiente de cuidado que a criança pode crescer.
 Traduzido por: Google Tradutor

"Não imaginava eu, que aquela noite festiva traria ao meu coração um rico ensinamento."


Um belíssimo e profundo texto de Lisieux Ferro , que nos faz lembrar que  a fé nos protege da dor, alimenta nossa alma, nos dá esperança e nos ensina a continuar na luta! Obrigada Lisieux!!!!!



 "Tendo sido convidada por um afilhado, para acompanhá-lo no Culto de Ação de Graças, por sua formatura no Curso de Engenharia Civil, aceite o convite com gratidão de coração. Não imaginava eu, que aquela noite festiva traria ao meu coração um rico ensinamento.

     O culto iniciou-se cheio de lindos cânticos e eu católica praticante, me uni aos demais a cantar e louvar a Deus. Logo em seguida, o Pastor faz a pregação. Tomou ele a leitura sobre a luta entre Davi e o gigante Golias. Texto este famoso, mesmo aos não conhecedores da Sagrada Escritura. O Pastor discorria sobre como tudo aconteceu e eu silenciosamente fui deixando aquelas palavras penetrarem em meu coração.

    Conta a história, que o pai de Davi o enviara a levar mantimentos ao irmão, que se encontrava no front de batalha com os Filisteus. Fazia 40 dias que estavam em posição de ataque, mas ninguém ainda havido tomar a iniciativa de avançar, visto que Golias, conhecido por sua altitude (3m de altura) e força, havia desafiado o exército inimigo, propondo, que apenas UM deles lutasse com o próprio Golias e, quem saísse vencedor, teria a tropa perdedora como escrava. Até a chegada de Davi, ninguém se propôs a enfrentar o gigante Golias. Mas Davi resolveu aceitar o desafio e contrariando à posição do irmão, partiu para a batalha que o fez vencedor, apesar de ter apenas 1,30m de altura. Com uma pequena pedra e um estilingue, acerta Golias na testa, matando-o. Davi sabia em QUEM havia depositado sua confiança: NO SENHOR DOS EXÉRCITOS! NO DEUS EM QUEM TANTO CONFIAVA.

    Discorrida a pregação o pastor tratou de medos e coragem, temas tão apropriados àqueles novos engenheiros que iniciavam na profissão.

 Eu, permanecendo em meu silêncio, refletia na longa caminhada já feita por mim, quer na profissão, na vida pessoal...

 Fui pensando em quantos "Golias" já enfrentei! Como eles nos amedrontam! Como são ameaçadores! Quanto nos dão a sensação de serem intransponíveis! Pensei, que tantas vezes fui aquele irmão de Davi, covarde, cheia de medos, sem qualquer coragem para o ataque.

Mas entendi, que meu lado "Davi" me ensinou a seguir em frente. E, na maioria das vezes, tomei a coragem de lutar! E fui, por uma única razão: aprendi, desde pequena, vendo a Fé dos meus pais, que "Nada é impossível para Deus"!

 É bem verdade, que existe um traço de força na minha personalidade, mas este seria ínfimo, se pautado apenas no que sou. Lembrei das tantas vezes em que "briguei" com Deus. Em que dEle discordei. Em que não senti Sua presença. Em que achei que Ele havia me abandonado. Tão pequena de espírito ainda sou, penso eu! Como pode um Deus que se chama Amor, abandonar aquele a quem ama?

A Palavra de Deus nos diz que tudo passará e só o Amor permanecerá. Até a Fé passará! Jesus um dia fala para seus discípulos: "Homens de pouca fé, por que duvidastes?" Eu recorrentemente eu estou a duvidar!

 Mulher de pouca fé ainda sou! Tanto que já me provastes que estás comigo, tanto que já me falastes, tanto que já me amastes e ainda duvido de Ti, meu Bom Deus! Aumenta apenas minha fé , eis a minha oração!

    Como aqueles jovens encerraram o Culto, encerro eu, também aqui a cantar: "Eu vou seguir com fé! Com meu Deus eu vou, para a Rocha mais alta que eu. Eu sei aonde vou, como águia voo, nas alturas, sou filho de Deus!!!" "

Lisieux Ferro
12/02/2014

Eu preciso que os Cientistas tenham vontade de pesquisar mais, se aprofundar..Eu quero um tratamento direcionado a síndrome de Tourette

Quando penso em Tourette  , me vem  um turbilhão de pensamentos, de sonhos , de desejos e principalmente de planos.

Eu recebi um dom maravilhoso que é viver, mais eu tenho um propósito agora para minha vida , eu tenho razões para enriquecer essa maneira de viver.

Não quero simplesmente sentar e esperar que os estudiosos resolvam , eu quero participar!!!! Eu preciso . Essa luta também é minha, também é nossa.

 Eu preciso que os Cientistas tenham vontade de pesquisar mais, se aprofundar..

Eu quero um tratamento direcionado a síndrome de Tourette, até mesmo personalizado...

Desejo escolas que saibam lidar com a síndrome...

Desejo que pais e familiares aprendam a conviver com essa dor, sem tornar essa dor algo destrutivo...

Quero que como outras doenças a síndrome de Tourette tenha um caminho para estacionar...

Desejo que que as pessoas que tenham a síndrome possam lidar e serem felizes e realizadas...

Sei que como todos nós, ninguém será completamente feliz, felicidade, são momentos e todos nós temos angústias e dores, mais sempre procurando conviver da melhor forma com a Síndrome.

Aí sim, vamos conseguir algo que não é o outro que dá a gente, a paz interior, o gosto de viver.

Mais para que estes desejos de vida sejam realizados , um grande trabalho tem que ser mobilizado, por nós mesmos, uma imensa conscientização em nosso país.

 Poderíamos começar com a medicina, sim, com os congressos de medicina, assim pegaríamos uma grande área.  Se a dificuldade é um diagnóstico , médicos de todas as especialidades e categorias, incluindo o SUS, vão a congressos.

 Então se a Síndrome fosse colocada como tema principal, seria reconhecida por estes e indicada para especialistas.

Eu mesma já escrevi para a associação de psiquiatria , infelizmente não obtive resposta, mais se muitos escrevessem cobrando, ficaria mais fácil.

Vamos começar nossa luta para incluir a Tourette como tema de congressos de medicina, de psicologia, de professores, entre outros passos. Este é apenas um começo!!!!

Vamos lutar pela Síndrome de Tourette!!!!!!

DT




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A importância da inclusão no ensino regular: notícia maravilhosa!!!!

Mais uma notícia que mostra a importância da inclusão no ensino regular: na última semana, o adolescente Genilson Protásio Filho ingressou no curso técnico em informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e se tornou o primeiro estudante com síndrome de Down da instituição.

Veja no nosso portal: http://bit.ly/1bOqhbg

          
Mais uma notícia que mostra a importância da inclusão no ensino regular: na última semana, o adolescente Genilson Protásio Filho ingressou no curso técnico em informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e se tornou o primeiro estudante com síndrome de Down da instituição.
 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

"Deus está caminhando de mãos dadas contigo."

Amei o poema que uma amiga colocou em sua página , Deus sempre está conosco!!!!!!




"Quando estás cansada e desalentada
porque não sabes o que dizer e fazer,
Deus sabe que tu tentaste, te esforçaste ...
para fazer o melhor possível à luz do teu entendimento.

Quando choraste por longos tempos e
com um coração de criança assustada
tentaste ser melhor e entender ,
Deus contou as tuas lágrimas,
uma por uma, nenhuma se perdeu.

Quando te sentes só,
porque não te sabes com quem identificar,
e caminhas pela vida como uma criança perdida
Deus está caminhando de mãos dadas contigo.

Quando algo te traz alegria
e sentes conforto e bondade,
Deus está a sorrir para ti.

Onde queres que estejas,
faças o que faças, erres ou acertes,
mesmo que ninguém mais saiba,
Deus está contigo,
porque sempre esteve e estará, ele nunca se ausenta de ti."

Lindo!!!!

Atenção!! Q não somente sintamos a dor mas q sejamos instrumentos de cura e amor ao semelhante! #danifalouedisse


"Mesmo dentro das nossas limitações , coisas agradáveis podem ser feitas...Todos nós podemos atravessar barreiras, se não sozinhos, com o apoio de quem nos ama."

        A necessidade de se viver melhor mesmo com algumas
                                " asas quebradas"



Quando a vida caminha bem, sossegada, sem nada que possamos chamar de anormalidade para assustar , ou nos tirar do prumo, fica mais fácil seguir em frente.

Mas, se esse equilíbrio começa a ser perturbado, rompido, desviado, nada mais natural que sentirmos medo.

Nada mais perturbador e comprometedor no andamento do dia a dia, do que o aparecimento de uma doença, seja ela psíquica, neurológica, entre outras. Não importa. Todas, pelo fato de existir , pode vir a ser desagradável e comprometedora.

Poderemos nos paralisar , poderemos  abalar a nossa existência, poderemos ter que mudar de caminho, fazer novas escolhas, investir em novos sonhos , mudar de foco ou de objetivo. Mas, nunca desistir de viver com qualidade. (tudo dentro do possível)

O simples fato de saber que existimos, com ou sem "uma asa quebrada" já é um maravilhoso começo.

Mesmo dentro das nossas limitações , coisas agradáveis podem ser feitas. ( Eu, por exemplo , numa sala de quimioterapia infantil lotada , o que eu poderia fazer para me adaptar aquela nova fase da minha vida? Claro que não estou falando dos primeios dias, para tudo tem um tempo. E achei . Tem quem não goste, mas, essa troca sem foi positiva pra mim: conversar.) São pequenos prazeres que podemos encontrar .São simples mesmo. Mas de grande efeito na qualidade do andamento da vida.

Todos nós podemos atravessar barreiras, se não sozinhos, com o apoio de quem nos ama.

Precisamos nos conhecer nesse momento, nos aceitar, aceitar "as asas" que chegam sem serem convidadas. Mais aceitá-las com um atravessar montanhas, enfrentar barreiras... Nada é fácil, nunca foi, nunca será. Mais acredito na vida, no recomeçar, no sair do fundo poço e alcançar novos sonhos.


DT

 

 

 

 

 

 

 

domingo, 9 de fevereiro de 2014

"Dentro de você existe um universo em permanente construção. "



"Você é a própria luz. Acredite nisso e brilhe, por amor a você e a quem o criou. Construa, viva, conquiste, não aceite as derrotas, os nãos!

O impossível é... Apenas uma força te convidando para realizar. Acredite. Dentro de você existe um universo em permanente construção
. "

                                                                                                                Paulo Roberto Gaefke